1 de junho de 2011

CORES VERSUS PIGMENTOS

Se lhe perguntassem agora quais são as três cores primárias você provavelmente responderia sem hesitar: azul, amarelo e vermelho. E talvez ainda daria um sorriso de satisfação por saber responder. Mas cuidado! Esta resposta só seria correta se a pergunta fosse: quais são os pigmentos primários? Isso mesmo existe uma diferença entre cor e pigmento. O pigmento é atribuído quando falamos de tintas. Já a cor quando falamos sobre luz.
A luz é parte de uma faixa de energia contínua chamada de espectro eletromagnético. O espectro eletromagnético é composto por vários comprimentos de ondas e a cada faixa de comprimento de onda damos um nome específico para identificá-lo. De modo crescente temos os Raios Gama, os Raios X, os Raios Ultravioleta, a Luz Visível, os Raios Infravermelhos, as Microondas e as Ondas de Rádio e TV. Exceto a faixa da Luz Visível (como o próprio nome diz) o restante não é visível aos olhos humanos.

A luz que nos permite enxergar é também chamada de luz branca. Ela é composta pela mistura de sete cores: vermelho, laranja, amarelo, violeta, verde, azul e anil. Essas não por acaso são as cores do arco-íris. Este surge quando a luz do Sol passa através de gotas de chuva e dentro de cada gota a luz se refrata, ou seja, se divide em suas sete cores componentes formando então a bela faixa colorida no céu. Quando olhamos para uma folha de uma árvore, por exemplo, enxergamos a cor verde, mas por quê? Simples, a luz branca que incide sobre a folha passa por um processo de absorção e reflexão. A folha absorve todas as cores da luz branca exceto a cor verde, que é então refletida até chegar aos nossos olhos. Por isso enxergamos verde. Quando toda a luz é absorvida por um objeto então não há cor e enxergamos o preto. Já se toda luz for refletida enxergaremos o branco.

Assim como os pigmentos, as cores também podem ser manipuladas para formar combinações entre si gerando novas cores. Como já se sabe então, os pigmentos primários são o amarelo, o azul e o vermelho. Mas e as cores primárias quais são? Bem, essas também são três: o verde, o vermelho e o azul. Realizando as misturas entre elas obtemos amarelo, ciano e magenta.

Uma diferença crucial entre pigmento e cor é observada ao se misturar todas elas. Ou seja, se misturarmos todos os pigmentos obteremos preto, enquanto que se misturarmos todas as cores obteremos branco.
Corriqueiramente as pessoas se referem aos pigmentos como cores. Na verdade, não há problema em fazer isso, desde que se saiba que cor de luz é uma coisa e cor de tinta é outra. Assim, num contexto mais formal você saberia dizer sobre o assunto utilizando os termos corretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário